26 de February 2019
Condutor de cobre ou alumínio: como escolher?

Você conhece as principais diferenças entre condutor de cobre e alumínio? Está sabendo das características físicas, elétricas e seus valores no mercado? Tem conhecimento das normas de uso para condutores de alumínio? Ou ainda possui noção dos critérios de uso?

Neste post você tem a oportunidade de entender tudo sobre os dois tipos de componentes capazes de conduzir energia: o de cobre e o de alumínio. Confira!

Quais as diferenças mais relevantes entre condutor de alumínio e de cobre e onde é possível utilizá-los?

O cobre é um metal muito dúctil e maleável, além de ser um excelente condutor elétrico, uma vez que a eletricidade que flui por meio dos fios de cobre encontra muito menos resistência do que em fios de alumínio ou aço de mesmo diâmetro. Assim, é muito utilizado em instalações domésticas e urbanas, porque numa instalação elétrica ou em qualquer tipo de trabalho, os condutores sofrem inevitáveis dobramentos,além disso,os condutores de cobre são mais resistentes à oxidação e corrosão galvânica.

O alumínio, por sua vez, é um material que apresenta uma baixa resistência mecânica e grande ductilidade e maleabilidade. Ao resistir melhor à deformação e ter metade do peso do cobre, o alumínio tem sua principal aplicabilidade em redes de transmissão. Dessa forma, é possível construir torres menos robustas com maior espaçamento entre elas.

Receba nossas ofertas e promoções
1